Objetivo
O objetivo da gerência da mudança é realizar mudanças de maneira planejada, pelo menor custo e com o mínimo de riscos.
Descrição
A experiência mostra que uma proporção elevada dos problemas com qualidade do serviço de TI ocorrem após alguma mudança. Mudanças na infra-estrutura de TI muitas vezes resultam em sérios problemas, que custam muito mais para retificar do que o próprio custo real da mudança. Tais problemas podem causar enormes prejuízos, de modo que as empresas e os clientes estão cada vez mais relutantes em aceita-los.
Por segurança todo desenvolvimento da infra-estrutura de TI, se relacionado à gerência da capacidade ou à gerência de problema, está associado com o tamanho da mudança que por sua vez faz o posicionamento em uma graduação de risco. Por esta razão uma completa e eficaz abordagem à gerência de mudança é inteligente.
Tarefas
- Receber e Registrar as Requisições para Mudança (RFC's
- Avaliar a extensão, os custos, os benefícios e os riscos das mudanças planejadas;
- Atualizar a mudança / plano de liberação;
- A coordenar e controlar a implantação no Conselho Consultivo de Mudança (CAB);
- Monitorar reportar o sucesso da implantação;
- Atualizar o banco de dados da configuração(CMDB);
- Completar e rever as RFC's (após a implantação.
- Mudanças controladas e desse modo menos casos de perda da qualidade causada por mudanças;
- Risco detectados cedo;
- Poucas mudanças envolvidas em erros ou incidentes;
- Valiosa informação do gerenciamento a respeito das mudanças planejadas e implantadas e suas ramificações;
- Serviços mais estáveis e desse modo aumento da produtividade dos usuários;
- Melhoria da produtividade dos especialistas de TI envolvidos;
- Melhor habilidade para superação das equipes com altas densidades de mudança;
- Capacidade para voltar ao estado original, no caso de encontrar problemas.
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