quinta-feira, 22 de março de 2012

Numeração Hexadecimal e Endereçamento

Numeração Hexadecimal

Hexadecimal ("Hex") é uma forma conveniente de representar valores binários. Assim como o decimal é um sistema de numeração com base dez e o binário é base dois, hexadecimal é um sistema de base 16.

O sistema de numeração de base 16 utiliza números de 0 a 9 e letras de A a F. A figura mostra os valores equivalentes decimais, binários e hexadecimais para 0000 a 1111 (binários). É mais fácil para nós expressar um valor como um único dígito hexadecimal do que como quatro bits.

Compreensão de Bytes

Como 8 bits (um byte) é um agrupamento binário comum, 00000000 a 11111111 (binários) podem ser representados em hexadecimal como a faixa 00 a FF. Zeros na frente são sempre exibidos para completar a representação de 8 bits. Por exemplo, o valor binário 0000 1010 é exibido em hexadecimal como 0A.

Representação de Valores Hexadecimais

Nota: É importante diferenciar valores hexadecimais de valores decimais com relação aos caracteres de 0 a 9, como mostrado na figura.

Clique na imagem para ampliar 

Hexadecimal é normalmente representado no texto pelo valor precedido por 0x (por exemplo 0x73) ou um 16 subscrito. Menos comumente, pode ser seguido por um H, por exemplo 73H. No entanto, como o texto subscrito não é reconhecido em ambientes de linha de comando ou programação, a representação técnica do hexadecimal é precedida de "0x" (zero X). Portanto, os exemplos acima seriam mostrados respectivamente como 0x0A e 0x73.

O Hexadecimal é utilizado para representar endereços MAC Ethernet e endereços IP Versão 6. Você viu o hexadecimal utilizado no painel de Byte de Pacotes do Wireshark onde o utilizamos para representar os valores binários dentro de quadros e pacotes. 

Conversões Hexadecimais

As conversões de números entre valores decimais e hexadecimais são diretas, mas dividir ou multiplicar rapidamente por 16 nem sempre é conveniente. Se tais conversões forem necessárias, geralmente é mais fácil converter o valor decimal ou hexadecimal para binário e, depois, converter o valor binário para decimal ou hexadecimal como adequado. 

Com prática, é possível reconhecer os padrões de bits binários que correspondem aos valores decimal e hexadecimal. A figura mostra esses padrões para valores de 8 bits selecionados.

Visualização do MAC

Uma ferramenta para examinar o endereço MAC do nosso computador é o ipconfig /all ou ifconfig. No gráfico, observe o endereço MAC deste computador. Se você tem acesso, poderá tentar isso em seu computador.

Você pode querer pesquisar o OUI do endereço MAC para determinar o fabricante da sua NIC.

Clique na imagem para ampliar
Fonte: CISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário