segunda-feira, 19 de março de 2012

Implementações Físicas da Ethernet

A maioria do tráfego na Internet se origina e termina com conexões Ethernet. Desde seu início na década de 70, a Ethernet evoluiu para atender à crescente demanda por LANs de alta velocidade. Quando o meio de fibra óptica foi introduzido, a Ethernet se adaptou a essa nova tecnologia para aproveitar a largura de banda superior e a baixa taxa de erro que a fibra oferece. Hoje, o mesmo protocolo que transportava dados a 3 Mbps pode levar dados a 10 Gbps.

O sucesso da Ethernet se deve aos seguintes fatores:

  • Simplicidade e facilidade de manutenção 
  • Capacidade de incorporar novas tecnologias 
  • Confiabilidade 
  • Baixo custo de instalação e atualização 

A introdução da Gigabit Ethernet levou a tecnologia LAN original para distâncias que fazem da Ethernet uma Metropolitan Area Network (MAN) e um padrão WAN.

Como uma tecnologia associada à camada Física, a Ethernet especifica e implementa esquemas de codificação e decodificação que possibilitam que bits de quadros sejam transportados como sinais pelo meio. Os dispositivos Ethernet utilizam uma ampla gama de especificações de cabos e conectores.

Nas redes atuais, a Ethernet utiliza cabos de cobre UTP e fibra óptica para interconectar dispositivos de rede via dispositivos intermediários, como hubs e switches. Com todos os diversos tipos de meio físico que a Ethernet suporta, a estrutura de quadros Ethernet continua consistente em todas as suas implementações físicas. É por esse motivo que ela pode evoluir para atender às exigências atuais de rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário