segunda-feira, 19 de março de 2012

História da Ethernet

A base para a tecnologia Ethernet foi estabelecida pela primeira vez em 1970, com um programa chamado Alohanet. Alohanet era uma rede de rádio digital projetada para transmitir informações por uma frequência de rádio compartilhada entre as ilhas do Havaí.

A Alohanet exigia que todas as estações seguissem um protocolo no qual uma transmissão não reconhecida precisasse de retransmissão após um curto período de espera. As técnicas para utilizar um meio compartilhado desta forma foram aplicadas mais tarde à tecnologia cabeada no formato Ethernet.

A Ethernet foi projetada para acomodar múltiplos computadores interconectados em uma topologia de barramento compartilhado.

A primeira versão Ethernet incorporava um método de acesso ao meio conhecido como Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD). O CSMA/CD gerenciava os problemas que resultavam quando os diversos dispositivos tentavam se comunicar em um meio físico compartilhado.


Primeiros Meios Ethernet

As primeiras versões Ethernet usavam cabo coaxial para conectar computadores em uma topologia de barramento. Cada computador era diretamente conectado ao backbone. Essas versões iniciais da Ethernet eram conhecidas como Thicknet (10BASE5) e Thinnet (10BASE2).

A 10BASE5, ou Thicknet, utilizava um cabo coaxial grosso que permitia distâncias de cabeamento de até 500 metros antes que o sinal precisasse de um repetidor. A 10BASE2, ou Thinnet, usava um cabo coaxial fino de diâmetro menor e mais flexível do que a Thicknet e que permitia distâncias de cabeamento de 185 metros.

A capacidade de migrar a implementação original da Ethernet para implementações atuais e futuras se baseia na estrutura praticamente intocada do quadro da Camada 2. Os Meios físicos, o acesso ao meio e o controle do meio evoluíram e continuam evoluindo. No entanto, o cabeçalho e o trailer do quadro Ethernet permaneceram essencialmente constantes. 

As primeiras implementações Ethernet foram feitas em um ambiente LAN de baixa largura de banda, onde o acesso aos meios compartilhados era gerenciado por CSMA e, mais tarde, CSMA/CD. Além de ser uma topologia de barramento lógica na camada de Enlace de Dados, a Ethernet também usava uma topologia de barramento física. Esta topologia se tornou mais problemática à medida que as LANs aumentaram e os serviços demandavam cada vez mais infra-estrutura.

Os meios físicos de cabo coaxial grosso e fino foram substituídos pelas primeiras categorias de cabos UTP. Comparados com os cabos coaxiais, os cabos UTP eram mais fáceis de trabalhar, leves e mais baratos. 

A topologia física também foi alterada para uma topologia de estrela usando hubs. Os hubs concentram as conexões. Em outras palavras, eles pegam um grupo de nós e permitem que a rede os veja como uma só unidade. Quando o quadro chega em uma porta, é copiado para as outras portas para que todos os segmentos na LAN recebam o quadro. Utilizar o hub nesta topologia de barramento aumentou a confiabilidade da rede a permitir que qualquer cabo falhe sem interromper toda a rede. No entanto, a repetição do quadro para todas as outras portas não resolveu o problema de colisões. Mais adiante neste capítulo, você verá como os problemas com colisões na rede Ethernet são gerenciados com a introdução de switches na rede. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário