terça-feira, 20 de março de 2012

Gerenciamento de Colisões da Rede Ethernet

Ethernet Legada

Em redes 10BASE-T, o ponto central do segmento de rede normalmente era um hub. Isso criou um meio compartilhado. Como o meio é compartilhado, apenas uma estação pode transmitir com sucesso de cada vez. Este tipo de conexão é descrito como comunicação half-duplex .

À medida que mais dispositivos eram adicionados a uma rede Ethernet, a quantidade de colisões de quadros aumentou consideravelmente. Durante períodos de baixa atividade de comunicação, as poucas colisões que ocorrem são gerenciadas pelo CSMA/CD, com pouco ou nenhum impacto no desempenho. No entanto, à medida que o número de dispositivos e o conseqüente tráfego de dados cresce, o aumento das colisões pode ter impacto considerável no trabalho dos usuários.

Uma boa analogia é quando saímos para o trabalho ou para a escola de manhã, as ruas estão relativamente vazias e sem congestionamento. Mais tarde, quando há mais carros na rua, pode haver colisões e o tráfego fica mais lento.
 


Ethernet Atual

Um desenvolvimento significativo que aprimorou o desempenho da LAN foi a introdução de switches para substituir os hubs em redes Ethernet. Este desenvolvimento corresponde bastante com o da Ethernet 100BASE-TX. Os switches podem controlar o fluxo de dados ao isolar cada porta e enviar um quadro apenas a seu destino adequado (se este for conhecido), em vez de enviar cada quadro a cada dispositivo.

O switch reduz o número de dispositivos que recebe cada quadro, o que, por sua vez, diminui ou minimiza a possibilidade de colisões. Isso, e a introdução posterior das comunicações full-duplex (ter uma conexão que possa transmitir e receber sinais ao mesmo tempo), permitiu o desenvolvimento da Ethernet 1 Gbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário