segunda-feira, 26 de março de 2012

Fatores da Seleção de Dispositivos de Rede

Para cumprir os requisitos dos usuários, uma LAN precisa ser planejada e projetada. O planejamento assegura que todos os requisitos, fatores de custo e opções de utilização recebam a devida consideração.

Ao selecionar um dispositivo para uma LAN específica, existem alguns fatores que devem ser considerados. Estes fatores incluem os seguintes elementos, sem limitar-se aos mesmos:

  • Custo
  • Velocidade e Tipos de Portas/Interfaces
  • Capacidade de Expansão
  • Gerenciabilidade
  • Recursos e Serviços Adicionais

Clique na imagem para ampliar 

Fatores a Considerar na Escolha de um Switch

Embora existam muitos fatores que precisam ser considerados ao selecionar um switch, o tópico a seguir explorará dois deles: características de custo e de interface.

Custo

O custo de um switch é determinado por sua capacidade e recursos. A capacidade do switch inclui o número e os tipos de portas disponíveis e a velocidade de comutação. Outros fatores que causam impacto no custo são as capacidades de gerenciamento de rede, as tecnologias de segurança incorporadas e as tecnologias avançadas opcionais de comutação.

Utilizando-se um cálculo simples de "custo por porta", pode parecer inicialmente que a melhor opção seja empregar um switch de grande capacidade em um local central. No entanto, estas economias aparentes podem ser contrabalanceadas com despesas com os cabos de maior comprimento necessários para conectar todos os dispositivos da LAN a um switch. Esta opção deve ser comparada com o custo do emprego de alguns switches menores conectados por alguns cabos longos a um switch central. 

Outra consideração de custo é quanto investir em redundância. A operação de toda a rede física será afetada se houver problemas com um único switch central. 

A redundância pode ser fornecida de algumas maneiras. Podemos fornecer um segundo switch central para operar em conjunto com o switch central principal. Também podemos fornecer um cabeamento adicional para possibilitar interconexões múltiplas entre os switches. A meta dos sistemas redundantes é permitir que a rede física continue operando mesmo se um dos dispositivos falhar.

Clique na imagem para ampliar

Velocidade e Tipos de Portas/Interfaces

A necessidade de velocidade está sempre presente em um ambiente LAN. Estão disponíveis computadores mais novos com placas de rede de 10/100/1000 Mbps. A escolha dos dispositivos da camada 2 que possa acomodar velocidades maiores permitem que a rede evolua sem substituição dos dispositivos centrais. 

Ao selecionar um switch, a escolha do número e dos tipos de portas constitui uma decisão crítica. Faça estas perguntas a você mesmo: Você compraria um switch com:
  • Apenas o número suficiente de portas para as necessidades atuais? 
  • Uma mistura de velocidades em UTP?
  • Portas UTP e portas de fibra óptica?
Pense com cuidado em quantas portas UTP serão necessárias e quantas portas de fibra óptica serão necessárias. Do mesmo modo, considere quantas portas precisarão da capacidade de 1 Gbps e quantas portas precisarão apenas de larguras de banda de 10/100 Mbps. Considere também em quanto tempo serão necessárias mais portas.

Clique na imagem para ampliar 

Fatores a Considerar na Escolha de um Roteador

Ao selecionar um roteador, precisamos fazer com que suas características correspondam a sua finalidade. Assim como no caso do switch, o custo, os tipos de interface e velocidades também precisarão ser levados em conta. Os fatores adicionais na escolha de um roteador incluem:
  • Capacidade de Expansão
  • Meios físicos 
  • Recursos do Sistema Operacional
Capacidade de Expansão

Os dispositivos de rede, como roteadores e switches, são fornecidos tanto em configurações físicas fixas quanto modulares. As configurações fixas possuem um número e tipo específico de portas ou interfaces. Os dispositivos modulares têm slots de expansão que oferecem flexibilidade para a adição de novos módulos conforme a evolução das necessidades. A maioria dos dispositivos modulares são fornecidos com um número básico de portas fixas, bem como de slots de expansão. Em razão dos roteadores poderem ser usados para conectar diferentes números e tipos de redes, deve-se ter cuidado ao selecionar os módulos e interfaces apropriados para os meios físicos específicos. 

Recursos do Sistema Operacional

Dependendo da versão do sistema operacional, o roteador é capaz de suportar certos recursos e serviços, tais como:
  • Segurança
  • Qualidade de Serviço (QoS)
  • Voz sobre IP (VOIP)
  • Roteamento com múltiplos protocolos da camada 3
  • Serviços especiais como Network Address Translation (NAT) ou Tradução de Endereços de Rede, e Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP)
Na seleção dos dispositivos, o orçamento é uma consideração importante. Os roteadores podem ser caros com base nas interfaces e recursos necessários. Os módulos adicionais como fibras ópticas, podem elevar os custos. O meio físico usado para conectar o roteador precisa ser suportado sem necessidade de aquisição de módulos adicionais. Isso mantém os custos em um nível mínimo.



Fonte: CISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário