segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como trocar o serial do Windows XP

O Windows XP quando identifica uma chave de licença que possivelmente é falsificada, ele bloqueia algumas funções do S.O. e fica dando alertas que você pode ter sido vitima de falsificação de software, como exemplo na imagem abaixo:

Já vi alguns casos das pessoas até formatarem a maquina para instalar o Windows novamente com um novo serial e até modificar registro para mudar o serial, podendo ocasionar danos ao S.O., só que não é preciso fazer isso. Tive esse problema em uma máquina antiga aqui na empresa (não utilizamos software piratas aqui, todos os Windows são licenciados) essa máquina era uma de teste, a solução para ativar o windows colocando uma chave válida foi utilizar uma ferramenta criada pela Microsoft, o "Key Update Tool".

Vamos ao procedimento:
OBS: Texto em itálico retirado diretamente do site da Microsoft http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/help/genuine/product-key

"Para alterar sua chave do produto (Product Key) do Windows XP, você precisará usar a Ferramenta de Atualização da Chave do ProdutoWindows. Antes de executar a ferramenta, leia todas as instruções para ter certeza de que entendeu como a ferramenta funciona e quais as informações enviadas à Microsoft como parte do processo de atualização.


Como funciona


A Ferramenta de Atualização da Chave do Produto Windows fará alterações na sua instalação do Windows para atualizar sua chave do produto (Product Key). Além disso, a ferramenta verificará alguns arquivos essenciais do Windows para determinar se foram adulterados. Se forem descobertos arquivos adulterados, a Ferramenta de Atualização da Chave do Produto Windows o alertará antes de continuar.


Quais as informações coletadas


O uso da Ferramenta de Atualização da Chave do Produto Windows resulta no envio de informações à Microsoft. As informações coletadas não serão usadas para identificar ou entrar em contato com você. As informações enviadas são informações padrão de validação do Windows,além de informações relacionadas à verificação de arquivos adulterados.


Observação:‌ a Microsoft recomenda que você crie um ponto de restauração do sistema antes de fazer qualquer alteração no sistema operacional.


Importante: você precisará da sua chave do produto (Product Key) de 25 dígitos para concluir o processo de atualização da chave do produto. 


Para atualizar sua chave do produto (Product Key)
     1 - Abra a Ferramenta de Atualização da Chave do Produto Windows. >>Baixe aqui<<
     2 - Quando for solicitado que você execute ou salve o instalador da Ferramenta de Atualização da Chave do Produto Windows, clique em Executar.
     3 - Siga as instruções do instalador.

Depois de atualizar sua chave do produto (Product Key), será solicitado que você ative o Windows XP. Se você ainda tiver problemas depois de executar a ferramenta ou na ativação, visite o Centro de Soluções para Windows XP no site de Suporte da Microsoft para obter assistência adicional."

Com essa dica é possível ativar o Windows com um novo serial sem ter que formatar a máquina ou modificar o registro.

Não esqueça de deixar seu comentário!

Um comentário:

  1. Cuidado com este procedimento. A nova ferramenta gera um código, que deverá ser passado à Microsoft pelo 0800. O atendente devolverá um outro código com sete sequências que deverão ser digitadas em uma janela específica, para somente então, validar sua cópia do Windows. Lembre-se que, neste momento, você já deve ter mexido no Registro, o que pode ocasionar danos ao SO. Reverta a alteração, para evitar problemas futuros.

    ResponderExcluir